Retenção de PIS/COFINS: inconsistência entre PIS/COFIS apuração própria e retenções

Bom dia a todos,

Empresa optante pelo lucro real, onde a atividade dela é obrigatório fazer a retenção dos 4,65 (pis/cofins/csll) na NFSe tem os campos pAliqPis, pAliqCofins, vPis e vCofins onde informamos os tributos de acordo com a tributação da empresa ou seja PIS 1,65 COFINS 7,60 porem quando chega na parte das retenções tpRetPisCofins = 1 ao inves de reter PIS 0,65 e COFINS 3 esta retendo os impostos que foi colocados em pAliqPis, pAliqCofins, vPis e vCofins.

Mas alguém com este erro? pAliqPis, pAliqCofins devem ser colocados o da tributação da empresa ou os da retenção?

1 curtida

Também tenho essa dúvida, como devo preencher o XML do DPS quando tenho retenção de pis e cofins?

Boa noite

Este ponto está em revisão.
Para fechar como eu faço:
a) os dados de PIS/COFINS apuração própria no grupo pis.

b) indico tpRetPisCofins = 2 - Que não há retenção e

c) Coloco o valor integral dos 4,65 na no campo retCSLL, que é a técnica aceita pela EFDREINF

1 curtida

Boa tarde.
Eu entendo que isso é um erro.

Pensando em reforma tributaria, precisamos deduzir o valor do PIS e COFINS da base do IBS/CBS.
No layout a RV E1530 valida a seguinte formula:

vBC = vServ - descIncond – vCalcReeRepRes – vISSQN – vPIS - vCOFINS (até 2026)

Se colocarmos o valor integral (9,25%) a base IBS/CBS fica certa, mais o valor da retenção fica errado.
Se colocarmos o valor que deve ser retido (3,65%) a base IBS/CBS fica errada.
Se jogar o valor retido na CSLL a base do IBS/CBS fica errada porque esse imposto não tem relação com a base dos novos tributos.

Laryssa

Conforme explanado acima, isso já está em análise pelo SERPRO e foi solicitada urgência.

A forma que explanei acima é só para poder testar e verificar a base do IBS/CBS fecham.

Coloca o Grupo PIS/COFINS com as alíquotas de PIS/COFINS apuração própria, pois é este que pode deduzir e a soma de PIS + COFINS + CSLL Retidos no campos da CSLL, pois este bvalor impacta no total da nota, mas não na Base do IBS/CBS.

Claro que neste caso deve indicar no campo tpRetPisCofins = 2 - Que não há retenção. Se não é claro que não fechará.

1 curtida

@elisabetebach algum retorno sobre o ajuste solicitado para a SERPRO?

Olá
Segundo informações, está em desenvolvimento.

Com a publicação do ato Conjunto, isso dá pouco mais de prazo para eles tratarem de forma mais acertada.

A solução entrou em produção no emissor nacional com essa inconsistência entre PIS/COFINS apuração própria X PIS/COFINS retido… e estamos avaliando a melhor alternativa para nossas saídas e orientações quanto a recepção das entradas.

Nas entradas os fornecedores estão adotando diversas formas pra fazer a nota passar no emissor

Independente da alternativa adotada, nas Saídas ou Entradas - Em todas elas sempre fica um ponto fragilizado, quer seja o tratamento do PIS/COFINS próprio e por tabela as bases do IBS/CBS ou problema no cálculo das retenções, Estamos tendo que escolher o que garantir nesse momento, por uma inconsistência sistêmica do emissor.