Nota Técnica tratando do PIS/COFINS, detalhando como tratar Retenções e PIS/COFINS Apuração Própria, bem como detalhando qual arredondamento é utilizado e diferença de um centavo.
Entra em produção 09/02
Nota Técnica tratando do PIS/COFINS, detalhando como tratar Retenções e PIS/COFINS Apuração Própria, bem como detalhando qual arredondamento é utilizado e diferença de um centavo.
Entra em produção 09/02
Pessoal, as alterações referentes a NT_007_SE_CGNFSE_v1-0, de 07/02/2026 com reflexos tanto em “Produção Restrita” como em “Produção” a partir de 09/02/2026, teve alterações de conteúdo nos campos porém o arquivo XSD ainda não foi publicado com as devidas correções. Desta forma quando é validado o conteúdo do XML é apresentado erro como conteúdo não esperado!
Alguem saberia quando será atualizado os arquivos XSD no portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica?
Por gentileza, você pode compartilhar o trecho do conteúdo XML enviado, ou descaracterizado ?
Estamos com o mesmo cenário, porém ainda não realizamos essas novas alterações pertinentes a NT_007_SE_CGNFSE.
Obrigado.
Att,
Bom dia, As retenções de PIS/COFINS ainda que marque que precisa ser retido e informe a porcentagem, após da emissão da nota o valor não é abatido do bruto…apenas IR/CSLL estão sendo descontados. Existe alguma previsão do sistema voltar a descontar esses impostos normalmente?
vc está seguindo a NT007?
não, consegue me mandar, por gentileza?
@Jediael bom dia!
Abaixo consta o trecho do XML da DPS onde já está preenchido com as instruções implementadas pela NT_007_SE_CGNFSE_07-02-2026, porém estou evidenciando que até o momento a SEFAZ-NFSe não publicou nova versão dos Schemas XSD (estando disponiveis no portal como versão mais recente os de 22/01/2026). Desta forma invalida os recursos de validação de estrutura e preenchimento do XML da DPS conforme evidenciado nas imagens em anexo.
Como solução de contorno até que atualizem ou substituam os schemas XSD será necessário ignorar a validação da tag ‘tpRetPisCofins’ com base no XSD.
Após aplicar a solução de contorno acima, a NFSe é processada, porém ainda apresenta erros de retorno da SEFAZ, veja:
acontece que conforme a NT007, as tags de pis e cofins não deve ser usado para retenções
Estou recebendo o erro “Erro não catalogado” quando a nota tem retenção.
Estou seguindo a NT007.
Alguém na mesma situação ou sabe o que há de errado como meu xml?
@Blackbulls
Os impostos PIS e COFINS devem constar na NFS-e apenas quando houver retenção na fonte (quando o tomador do serviço é responsável pelo recolhimento). A retenção é obrigatória em casos específicos, como serviços prestados por empresas de Lucro Real/Presumido a outras empresas, totalizando 4,65% (1,5% de IR, 0,65% de PIS, 3% de COFINS) ou alíquotas maiores para órgãos públicos, regra que geralmente não se aplica ao Simples Nacional.
Caso contrário, creio que não deveria constar vPis e vCofins. Note que o indicador ‘tpRetPisCofins’ = 3 ou seja está retido os valores de Pis, Cofins e CSLL. Creio que então o que está errado é a DANFSe.
Se não deve ser utilizado as tags vPis e vCofins para retenção, como ficaria devem ser carregadas com valor zerado?
(entendo que o mais provável seja a DANFSe estar sendo montada errado, pois este cenario já foi visto antes mesmo da NT_007, e com mesmo padrão de preenchimento dava certinho, porem entrando com os dados digitados via portal NFSe Nacional, o erro de divergencia foi observado apenas quando a origem do DPS era via API).
Por favor se tiver mais dados compartilha com a gente.
No seu caso, como é lucro presumido e CST=01, o pis e cofins da operação é o mesmo da retenção, então está correto informar nas tags de pis e cofins.
Mas eu estava olhando o seu danfse, e notei que está diferente… essa danfse é da sefaz?
veja como está agora:
Sim é a DANFSe que referenciei é a gerada pela SEFAZ em ambiente de Produção Restrita.
Pessoal, o problema está recorrente tanto em “Produção Restrita” como em “Produção”, criei um novo post com exemplos: