Pessoal, já estou falando neste problema e até o momento não temos um retorno conclusivo nem dos chamados abertos junto ao suporte da NFSe Nacional e nem pela recem publicada NT_007_SE_CGNFSE-07-02-2026.
Quando a DPS é gerada via API o processamento da SEFAZ está retornando errado a soma das retenções federais.
Na imagem abaixo está detalhado o que está ocorrendo.
(lembrando que isso está ocorrendo apenas quando a NFSe é gerada via API e tem retenção de Pis e Cofins, já se a NFSe for digitada diretamente no Portal Nacional da NFSe com os mesmos dados isso não ocorre)
Caso alguem tenha alguma instruções que corrija este cenário, por favor comparilha aqui neste tópico.
Em meu entendimento o erro está no processamento da DPS do lado da SEFAZ-NFSe pois a composição do XML da DPS está conforme definido pela NT_007_SE_CGNFSE_07-02-2026.
Quem puder colaborar com o tema, por favor estejam a vontade. (Já abri chamado junto a RFB-Atendimento NFS-e-CxCorp)
na impressão da danfse, pq está errado?
e como deveria ser?
Na magem que postei acima, temos a DANFSe gerada pela SEFAZ em Produção. Nela estão duplicando a dedução de PIS e Cofins, mesmo sendo enviado as informações no XML da DPS tal como novos padrões estabelecidos pela NT_007_SE_CGNFSE_07-02-2026.
Se a SEFAZ disponibiliza versões diferentes de DANFSe por região ou servidores (balanceamento) não tenho como saber.
A sua DANFSe é a retornada pela SEFAZ ou é DANFSe própria?
Tenho DANFSe prória e nela posso modificar a apresentação, porém o correto é manter o retorno da DANFSe gerada pela SEFAZ e utilizar a DANFSe própria apenas se o serviço estiver fora do ar… tal como aconteceu no finalzinho de Jan/2026.
a minha danfse é da sefaz
A minha também foi gerada pela SEFAZ e foi emitida em Produção em 12/02/2026.
Então é pior do que estavamos pensando… a SEFAZ então está operando com versões diferentes por região? por municipio conveniado?
Realmente está caótico… os chamados abertos não são retornados…. e o contribuinte fica sem retorno!
Veja neste outro post aqui do Forum, outros programadores estão com o mesmo cenário que reportei
eu estava analizando o seu xml e parece q está certo
veja só:
Total da Nota: 30.000
Retenção IR: 1.440
Retenção CP: 3.300
Retenção Contrib Social: 1.095
Retenção ISS: 600
Total de Retenção: 6.435
Total Liquido: 23.565
nao é isso?
Veja o Total de Tributação Federal, apresenta o valor duplicado do Pis e Cofins, o correto seria: R$ 5.835,00, porém no DANFSe está: R$ 6.930,00 = produto da soma Pis + Cofins + valor constante do CSLL (passou a entrar no Pis e Cofins pela instrução da NT_007…)
realmente isso está estranho, mas como vc pode ver a minha danfse, nem tem esse campo
agora, pq a sua danfse é diferente da minha, não faço idéia
@Blackbulls eu também não faço ideia o motivo de layout de DANFSe retornados pela SEFAZ diferentes, a unica possíbilidade que me ocorre é terem versões diferentes por região geográfica (balanceamento de processamento/requisições)…
valeu pela força!
tmj
Fabricio, daqui a pouco acessa o portal nacional e baixa o DANFSE por lá, aqui o meu também esta com layout diferente.
O que achei estranho no seu é que está enviando tpRetPisCofins=4-PIS/COFINS Retidos, CSLL Não Retido, mas tu tem um campo ali de PIS/COFINS Retidos
Aqueles campos PIS COFINS que ficam no quadro TRIBUTAÇÃO FEDERAL é o PIS/COFINS devido que eles mencionaram na NT 007 que as empresas estavam se equivocando, ai indicaram para que o PIS/COFINS retido seja somado junto na tag “vRetCSLL”.
Consequentemente o valor do PIS/COFINS e CSLL retido ficarão no mesmo campo “Contribuições Sociais - Retidas” no DANFSE.
Me parece que esse tem DANFSE é o antigo antes das alterações da NT 007
Olha o exemplo do meu teste aqui:
@Rafael_Rech boa tarde!
Recebi um retorno do chamado junto ao Suporte da SEFAZ-NFSe, e milagrosamente… corrigiram a emissão do DANFSe (que bem observado por você estava no formato antigo), solicitei para emitir novamente… e gerou com o padrão novo com layouts alterados.
Ponto de atenção:
O ruim deste tipo de instabilidade é não podermos gravar o PDF em banco de dados, pois uma vez que s SEFAZ pode aplicar mudanças de layout… se armazenamos o PDF do DANFSe por segurança e blindando o processo no ERP (caso o servidor da SEFAZ-NFSe esteja fora do ar… apresentando aqueles erros 503 igual ocorreu por vários dias no final de 01/2026… ai a gente fica lascado hehehe.) pode ser que estes ajustes sejam pontuais… e logo estejam estáveis. Porém penso que blindar o processo é vital e armazenar a imagem do DANFSe sem ter que recorrer a fazer o download cada vez que o cliente deseje visualizar ou emitir a DANFSe torna o processo mais dinâmico.
Abaixo segue print do DANFSe com layout atual corrigido.
Pelo que entendi, agora os valores do PIS e COFINS quando retidos precisam ser somados juntamente com o CSLL no campo vRetCSLL, e os campos VlrPis e VlrCofins só seriam informados quando esses valores fossem tributados.
Essa diferença no total tributação federal parece ser por causa dos valores de PIS e COFINS informados como retidos e tributados ao mesmo tempo.
@Alessander, bom dia!
Em meu entendimento, creio que a manobra de terem mudado preenchimento da tag ‘tpRetPisCofins’ não seria necessário, para promover o enquadramento se os valores de vPis e vCofins que deveriam ser cosiderados na soma de total de tributos retidos. Tanto que mesmo antes da divulgação da NT_007 com este mesmo cenário de retenção de Pis e Cofins… quando a DPS era “digitada” diretamente no portal da NFSe Nacional, a NFSe era gerado corretamente totalizando o Pis e Cofins no total de retenções e o layout de impressão da DANFSe era o anterior e ficava tudo Ok (quando gerado via digitação).
O problema era notado apenas quando DPS recebida tinha origem via integração com API. (no forum tem outros tópicos referenciando este mesmo problema), com as modificações inseridas com a NT_007, compatibilizou o cenário de integração via API nas também mudaram o layout de impressão da DANFSE que teve retirado alguns campos em comparação com a DANFSE anterior a NT_007.
Da forma atual está estabilizado.