Pis/Cofins retido não descontando do valor liquido via webservice

No xml DPS enviado via webservice está sendo informado pis/cofins retidos, ir e csll.

No valor líquido está sendo descontado apenas ir e csll.

Se no campo pis/cofins/csll Retidos eu somar os 3 (invés de colocar somente csll), o valor líquido bate só que o o total tributação federal ficará duplicado pois o valor total da tributação pega os campos pis, cofins, irrf e pis/cofins/csll retidos.

@Thaylison boa tarde!
Estou com o mesmo problema aqui processando DPS em Ambiente de Produção Restrita.
Revisei os dados e o valor líquido da NFSe não está considerando como esperado: ‘vTotalRet’ = (vRetCP + vRetIRRF + vRetCSLL) + vISSQN* + (vPIS + vCOFINS), observado no retorno do XML da NFSe o conteúdo da tag que é retornado pela SEFAZ vem sem a soma do vPis e vCofins, apresentando valor errado como líquido da NFSe. Lembrando que a tag ‘tpRetPisCofins= ‘1’ (1 - Retido).
Alguem saberia se isso está ocorrendo apenas em “Ambiente de Produção Restrita” ?
(consultando xml de NFSE originado por digitação direta no portal nacional em ambiente de produção (espelhando o mesmo movimento) sai corretamente o total da retenção e valor líquido da NFSe.)

Boa tarde! Ocorre também no ambiente de produção, não apenas no produção restrita

Entendo então o problema é relacionado ao processamento dos dados via API.
(que maravilha!)

Olá @Thaylison e @Fabricio ,
Tudo bem ?

• Por gentileza, vocês conseguiram encontrar uma solução para este problema ?
  • Utilizam SAP ou similar ?
  • Conseguiram parametrizar o grupo de informações no XML para deduzir corretamente o valor líquido das notas ?

Por aqui, utilizamos o SAP + Mastersaf DFE para integração Webservice, e estamos enfrentando o mesmo problema… Notamos que o valor líquido, não está considerando o - PIS/COFINS retidos, e então o cálculo fica divergente.

1° Print ==> Nota webservice
2° Print ==> Nota manual (considerou corretamente o valor líquido -PIS/COFINS).

Consultando uma nota espelho realizada manualmente via Produção Restrita, temos ás TAGS abaixo, diferente do nosso XML, e com isso o valor líquido fica correto para os casos ‘manuais.’

**
11396.01
3.00
341.88
700.85
10695.16**

Agradeço antecipadamente a ajuda.

@Jediael bom dia!
O que está ocorrendo é que os valores de retenção estão sendo enviados corretamente (veja na minha postagem anterior acima).
o conteúdo da tag: ‘vTotalRet’ que é populada pela SEFAZ no retorno do processamento do DPS dando origem a NFSe, não está pegando a soma dos valore das tags ‘vPis’ e ‘vCofins’. a formula esperada que deve ser realizada do lado da SEFAZ é: ‘vTotalRet’ = (vRetCP + vRetIRRF + vRetCSLL) + vISSQN* + (vPIS + vCOFINS) (formula está descrita no arquivo XSD).
Neste sendio só nos resta esperar a SEFAZ corrigir e automaticamente os novos retornos de XML de NFSe estarão adequados conforme esperamos.

1 curtida

sem falar que, quando emitimos manualmente pelo portal, o campo que deveria ter apenas retenção de CSLL, menciona as três retenções:

e na opção para reter ou não, aparece também as três retenções:

Pessoal, abri um chamado junto ao suporte da NFSe Nacional, qualificando o cenário da divergencia nas retenções quando DPS enviado via API.
… vamos aguardar o retorno.

2 curtidas

Realizei um teste no ambiente de produção e parece agora estar funcionando. Homologação ainda continua somando errado

ali no campo PIS/COFINS/CSLL Retidos não deveria ser 10,23?

e no campo IRRF,CP,PIS,COFINS,CSLL não deveria ser 13,53?

A visualização do pdf está saindo dessa forma mas no xml os valores estão corretos. Acredito que essa mudança nas descrições do xml são novas, no xml por exemplo não tem opção de enviar pis/cofis/csll retidos somado, somente csll
Resta saber o porque foi alterado no danfse e no xml ainda não ou se terá mudanças no xml

Boa tarde,

Você poderia mandar seu XML pra eu testar com minha ferramenta de emissão de DANFSe?

Olá @Fabricio , entendi, mas ainda tenho algumas dúvidas:

Para ter o cálculo correto do valor líquido, você está enviando este grupo / TAGS no XML via Webservice ?

11396.01
3.00
341.88
700.85
10695.16

Quais grupos você precisou preencher em sua origem (sistema utilizado para integração Webservice) para ter o valor líquido correto no XML ?

Obrigado.
Att,

@Jediael boa tarde!
Sim estou enviando via API e o DPS está correto (o que está errado é o retorno do processamento na SEFAZ, onde é populado os dados da NFSe no XML de retorno “total de retenções” e “Líquido da NFSe” é devolvido pela SEFAZ pós processamento da DPS).
Abaixo segue como é a qualificação das informações de retenções no XML da DPS, temos 3 locais:
1º local: No grupo ‘tribFed’ caso tenha valor nas tags: ‘vRetCP’, ‘vRetIRRF’, ‘vRetCSLL’, serão considerados na SEFAZ durante o processamento do DPS para compor o valor total das retenções da NFSe e consequentemente o valor líquido da NFSe.
2º local: Se a tag ‘tpRetISSQN’ tem conteúdo = ‘2’ caso confirmado existe retenção de ISS para o tomador do serviço e assim deve existir a tag ‘vISSQN’ e seu valor é considerado na SEFAZ durante o processamento do DPS para compor o valor total das retenções da NFSe e consequentemente o valor líquido da NFSe.
3º local: Se a tag ‘tpRetPisCofins’ tem conteúdo = ‘1’ caso confirmado existe retenção de PIS e COFINS para o tomador do serviço e assim deve existir as tags ‘vPIS’ e ‘vCOFINS’ e seus valores são considerados na SEFAZ durante o processamento do DPS para compor o valor total das retenções da NFSe e consequentemente o valor líquido da NFSe.
————
Importante: Na geração da DPS não é informado esta soma, pois ela é aplicada do lado da SEFAZ no processamento do XML da DPS (que está correto) o que está errado neste cenário de divergencia do total líquido da NFSe e do total de retenções ocorre do lado da SEFAZ e neste caso temos que esperar corrigirem.
Abaixo segue trecho do arquivo ‘tiposComplexos_v1.01.xsd’ com orientações sobre a composição/preenchimento dos campos:

Blz ?

Obrigado pela pronta interação e apoio com este Post @Fabricio .

Faz sentido, e por favor, você pode informar caso tenha alguma atualização por parte do suporte NFS-e Nacional ?

Será de grande ajuda para identificarmos o momento de realizar novos testes. Obrigado.

Att,

1 curtida

Boa noite

O fato é conhecido, já foi reportado e está em vias de correção.

2 curtidas

Olá @Thaylison Boa tarde!
Estou com este mesmo problema no campo Valor Líquido da NFSe no ambiente HOMOLOGAÇÃO.

Você comentou que no ambiente de PRODUÇÃO o campo Valor Líquido está saindo corretamente?

Aqui nós utilizamos o sistema SAP e o MASTERSAF DFe, qual sistema você utiliza para gerar o XML e enviar para o Portal Nacional?

Obrigado,

Marcos Ferreira

oi @MarcosFerreira

Utilizo a implementação que desenvolvi no sistema da empresa onde eu trabalho. Foi feito o envio no cliente no ambiente de produção e foi setado corretamente os valores no retorno

Olá @Thaylison ,

Você consegue por gentileza compartilhar um trecho do XML com os dados enviados durante a emissão que funcionou em PROD ?

Obrigado.
Att,

tags enviadas, e abaixo como veio descrito no retorno a tag valores

1 curtida