Erro RNG6110: Falha Schema Xml - Falha Schema Xml"", ““Complemento””: ""The ‘versao’ attribute is invalid - The value ‘1.00’ is invalid according to its datatype ‘http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:TVerNFSe’
Ambiente:
Produção Restrita
Município:
Ibicuitinga/CE
Código do Erro:
RNG6110
Descrição do problema:
Estou tentando fazer o envio de um lote de notas para o adn (produção restrita) e está me retornando o seguinte erro:
"{""Erros"": [{""Codigo"": ""RNG6110"", ""Mensagem"": {}, ""Descricao"": ""Falha Schema Xml"", ""Complemento"": ""The 'versao' attribute is invalid - The value '1.00' is invalid according to its datatype 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:TVerNFSe' - The Pattern constraint failed.""}], ""NsuRecepcao"": """", ""StatusProcessamento"": ""PROCESSADO_COM_ERROS""}"
Esse erro começou a ocorrer ontem (09/12), detalhe é que ontem mesmo eu estava conseguindo enviar normalmente e tendo retorno com sucesso e não houve nenhuma alteração na estrutura do xml. Alguém mais com esse erro?
1 curtida
Também estou com o mesmo problema ao enviar as notas para o ADN (produção restrita).
1 curtida
Aqui estamos com o mesmo problema tentando compartilhar para o endpoint https://adn.producaorestrita.nfse.gov.br/dfe , também começou por volta das 20:30
Codigo erro: RNG6110
Descrição erro:Falha Schema Xml
1 curtida
Bom dia Senhores
O Ambiente Restrito está em atualização para RTC.
Área da documentação, também.
Assim que for concluído o deploy e atualização eu retorno avisando .
3 curtidas
Bom dia
Aqui também recebemos o mesmo problema fazendo a requisição para o endpoint
https://sefin.producaorestrita.nfse.gov.br/SefinNacional/nfse
"Codigo": "RNG6110",
"Descricao": "Falha Schema Xml",
"Complemento": "The 'versao' attribute is invalid - The value '1.00' is invalid according to its datatype 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:TVerNFSe' - The Pattern constraint failed."
Tem relação com a atualização?
1 curtida
Pessoal, alguém sabe informar se existe alguma política oficial sobre atualizações nos ambientes de Produção Restrita e Produção, especificamente no que diz respeito à retrocompatibilidade ou períodos de transição?
Hoje o ambiente de Produção Restrita foi atualizado e passou a recusar a versão que até então era aceita, sem qualquer aviso prévio ou período de convivência entre versões. Isso acaba quebrando todos os contribuintes e sistemas de uma hora para outra, o que é completamente inviável para quem depende do serviço em produção.
Alguém já recebeu alguma orientação oficial a respeito? Existe documentação que descreva como deveriam ocorrer essas mudanças ou prazos mínimos que deveriam ser respeitados?
1 curtida
Acabei de escrever acima no texto exatamente do erro indicado.
Então é lógico que meu comentário tem haver com a versão que está em fase de deploy.
1 curtida
A informação que temos é que não tem retro compatibilidade.
Essa versão entrará no restrito aceitando exclusivamente o novo leiaute.
Deve ser publicado hoje, junto com o deploy indicando a data de entrada em produção, aceitando somente o novo leiaute em razão de que as disposições legais determinarem como início da obrigatoriedade dos dados relativos ao IBS/CBS.
Mesmo o IBS/CBS estando com 0-1, existem campos que são necessários e obrigatórios como NBS e CIB, este último, também por definição legal.
1 curtida
Obrigado pela pronta resposta, @elisabetebach!
Confesso que fiquei bastante surpreso ao saber que não haverá qualquer retrocompatibilidade. Essa ausência de período de transição tende a causar um grande impacto, especialmente considerando que muitos precisam de tempo para ajustar, homologar ou simplesmente distribuir atualizações.
Eu, por exemplo, amanheci hoje com vários clientes reclamando que a emissão deixou de funcionar no ambiente de homologação. Imagine quando isso ocorrer em produção… 
Mesmo que a gente se adiante deixando o sistema completamente preparado para o novo leiaute, não conseguimos enviar na nova versão até que os servidores do ambiente nacional passem a aceitá-la. Por outro lado, assim que eles começam a aceitar, somos imediatamente “quebrados”. Então ficamos numa situação muito complicada.
Entendo que há determinações legais envolvidas, mas realmente espero que, para as próximas atualizações, seja considerada alguma política de convivência entre versões ou uma janela mínima de adaptação. Isso ajudaria muito a evitar interrupções e garantir uma migração mais tranquila para todos.
1 curtida
Então, pelo que entendi, xmls de notas que foram gerados anteriormente e não tenham sido enviados ainda não serão mais aceitos?
Realmente, mas isso ocorrerá em todos os ambientes, inclusive da NFe, CTe, etc.
Vou levar estas suas observações para a próxima reunião do GT e ver se haverá possibilidade de alguma alternativa.
Vou levantar essa informação.
3 curtidas
Isso não ocorreu nos outros documentos (NF-e, NFC-e, CT-e, NFCom, etc). A tag referente ao grupo IBC/CBS (<IBSCBS>) foi adicionada e mantiveram as versões (4.00 em NF-e, por exemplo). Quem estava emitindo sem essa tag continuou emitindo normalmente. Não houve quebra.
Bom dia, Pessoal,
Alguém sabe, quando retomará o serviço da produção restrita para emissão de NFSe?
Valeu,
Alek
1 curtida
Olá pessoal!
Estamos com o mesmo problema aqui também, vários clientes que estão realizando testes em ambiente de produção restrita foram afetados após a atualização hoje de manhã.
Só estamos conseguindo seguir caso seja fixado o valor “1.01” na versão do XML.
Pensando no desdobramento disso para Produção, isso será catastrófico, pois o cliente terá controlar a versão do XML antes de fazer o disparo do XML sincronizando com o momento que acontecer a atualização do Ambiente Nacional.
@elisabetebach, para discutirmos no GT das empresas piloto, não seria mais fácil tratar como é feito na NF-e, onde não é informada a versão no XML, e o controle fica do lado do ambiente do governo? Vou registrar sugestão na planilha também, mas só antecipando por aqui para contribuir com a discussão.
Obrigado!
Sérgio
2 curtidas
Na NF-e é informado no XML a versão também, assim como na NFS-e. Esse controle não fica do lado do ambiente da SEFAZ autorizadora, mas sim declarado no próprio documento enviado pelo contribuinte.
A diferença é que, no caso da NF-e, eles não alteraram a versão do XML quando incluíram os novos campos relacionados ao IBS/CBS. O que houve foi apenas uma atualização do XSD, mantendo o mesmo número de versão do leiaute. Com isso, a SEFAZ preservou a compatibilidade com o schema anterior, permitindo que ambos continuassem válidos durante a transição.
Talvez o padrão nacional da NFS-e pudesse adotar abordagem semelhante.
2 curtidas
Obrigado @elisabetebach uma dúvida, neste caso, o ambiente restrito ficou mais próximo do ambiente produtivo, correto?
Existe algum cronograma de alguma atualização prevista ainda em 2025?
2 curtidas
Aproveitando o tópico, gostaria de confirmar se o Emissor Nacional, no ambiente de produção restrita, já contempla os novos campos de IBS e CBS previstos para atendimento da RTC.
Esses ajustes já estão disponíveis para utilização nesse ambiente?
Oi, Priscila, bom dia.
Talvez ajude.
1 curtida