NFSe Nacional: Disponibilizado ambiente restrito da RTC com IBS/CBS

Disponibilizado o ambiente restrito bem como diversos artefatos da documentação técnica.

Notícia:

Documentação técnica:

• Atenção aos pontos:

• Nota Técnica nº 004 Versão 2.0;
    • AnexoVI-LeiautesRN_RTC_IBSCBS-V1.01.03 - NT004
    • Esquemas XSD - AnexoVI-LeiautesRN_RTC_IBSCBS-V1.01.03 - NT004
  • Toda a área de documentação foi remodelada para facilitar o entendimento do que está em:

• produção,
    • produção restrita (teste) e
    • não tem ambiente, pois depende de definições futuras de forma conjunta.

Boa tarde. Está sendo retornado o erro :

RNG9999 - Erro não catalogado. - Ocorreu um erro inesperado.

Para alguém mais?

Caros

O ambiente restrito está seguindo as definições do NOVO LEIAUTE, conforme consta na postagem.
Portanto, nova versão do XSD,

Para corrigir precisa adequar as novas tags obrigatórias e o CABEÇALHO do XML coma nova versão.
Coisa básica de programação.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

:play_button: POR FAVOR LEIAM A NOTA TÉCNICA:
Nota Técnica SE\CGNFS-e nº 004

:play_button: POR FAVOR VEJAM A NOVA DOCUMENTAÇÂO E ESQUEMAS
RTC - Produção Restrita (Piloto)

Sim, fizemos a atualização de schemas antes de iniciar os testes, inclusive enviamos alguns campos faltando inicialmente e o web service retornou validando o schema, porém no momento que não tinha nada errado e que deveria autorizar a NFS-e, retornou erro não catalogado.

Boa tarde, pessoal.
Após a última atualização do portal, não encontramos mais a tabela AnexoVIII-CorrelacaoItemNBSIndOpCClassTrib_IBSCBS_V1.00.00.xlsx.
Ela foi removida ou substituída por outra versão?

1 curtida

Também estou com essa dúvida.

1 curtida

Pessoal, talvez seja mais fácil, tentar emitir uma nota simples, com os valores de aliquotas zeradas e o valores das novas tags também zerado ou valores default. EU fiz isso para conseguir entender melhor como atualizar meu xml de forma correta.

Agora a outra dúvida é quando isso deverá entrar em produção? Alguém sabe?

Oi Beatriz

Tem campos novos como obrigatórios, tem mudanças em regras nos XSDs, então precisa revisar todo a geração para adequar, não somente o cabeçalho, mas todos os campos.

Consegui emitir agora.

Para o cliente que é do município de Porto Alegre/RS, continua dando o erro não catalogado. Tentei emitir para outro cliente de Vitória/ES e a NFs-e foi autorizada…. Com as mesmas tags, pode ser alguma configuração da Prefeitura que não está conseguindo concluir a emissão? Testamos Porto Alegre recentemente e havia dado certo.

1 curtida

Olá bom dia!

Vc teria um xml exemplo de prestador administradora de bens imóveis?

A versão 1.00 estava ok, veio a 1.01 eu adequei ficou ok mas a 2.00 num estou entendendo bem tudo que mudou, te peço um help por favor

Obrigado

Não está mais disponível para testar com a versão 1.0? estou obtendo o erro:

“erros”: [

{

"Codigo": "RNG6110",

"Descricao": "Falha Schema Xml",

"Complemento": "The 'versao' attribute is invalid - The value '1.00' is invalid according to its datatype 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:TVerNFSe' - The Pattern constraint failed."

}

]

Obrigado @elisabetebach
Atualizados os schemas, consegui autorizar o XML no ambiente restrito.

Suprimi o grupos de tags IBSCBS e tudo seguiu conforme esperado.

Tabela publicada novamente

1 curtida

Compilamos aqui algumas explicações básicas sobre a versão RTC.

Na pasta abaixo tem dois arquivos exemplo da versão 1.01 com IBS/CBS pelo leiaute nacional:

• DPS para envio:
    RTC-xml_dps_jb1-CIBS-IndDest_1_ComDest.xml (só a dps)

• NFSe de retorno com a DPS encapsulada:
    RTC_NFSe_jb1-CIBS-IndDest_0_cClass60%NFSe-2025-12.xml (com nfse autorizada)