Estou enfrentando um problema no envio de NFS-e para o município de Caxias do Sul, onde recebo o erro:
{
“Codigo”: “E0039”,
“Descricao”: “O município emissor informado na DPS deve estar parametrizado para utilizar os emissores públicos nacionais, conforme parametrização do município no Sistema Nacional NFS-e.”
}
Mudando o CNPJ e Certificado Digital para um outro Estado e Município acabo obtendo outro erro:
{
"Codigo": "E0037",
"Descricao": "O código do município emissor informado na DPS é inexistente no cadastro de convênio municipal do sistema nacional."
}
Desta vez tentando emitir para o estado de SC e o município de Cocal do Sul, sendo que é aderente ao Ambiente Nacional e Emissor Nacional.
Passando para atualizar este caso: Aparentemente estes monitores que estávamos tendo como base para saber se o município está conveniado com a NFS-e Nacional não serve para isso. Após verificar na consulta de convênios municipais do ADN foi possível ver que a cidade que estávamos tentando emitir, não era aderente Emissor Nacional (aderenteEmissorNacional = 1). Portanto pegamos um cliente de um munícipio que é aderente e a nota autorizou.
Solicita para eles a partir de que data.
É provável que seja a partir de 01/01/2026.
A informação da data não retorna na pesquisa e, em produção, quase todos os municípios é a partir de 01/01/2026, então, você não conseguirá emitir notas em novembro em produção.
Existem duas datas:
a) Data do convênio, que não tem função para a emissão e
b) Data de início de uso do Emissor Próprio.
Existem dois ambientes:
a) Restrito que é testes
b) Produção que é nota quente.