Documentação do Portal Nacional NFSe - Orientações de uso

Prezados,

Existem muitas dúvidas e questionamentos sobre documentação. Favor consultarem o Portal Nacional para acessarem os documentos.

Documentação técnica — Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica

No portal, no presente momento, existe:

  1. Documentação Atual: apresenta os manuais e Anexos em uso, mas sem as informações de IBSCBS. As descrições, relacionamentos e regras de negócio estão
    descritos no ANEXO_I-SEFIN_ADN-DPS_NFSe-SNNFSe.xlsx
  2. APIS - Prod Restrita e Produção: as APIs estão separadas em Produção Restrita (conhecida como ambiente de homologação em outros produtos como NF-e etc) e Produção que geram movimentos fiscais, neste momento, sem IBSCBS.
  3. RTC: neste link, a documentação é específica para o IBSCBS com Anexos, Manuais e schemas. O documento que deve ser consultado para entender o relacionamento e campos, bem como as REGRAS DE VALIDAÇÕES (Regras de Negócio - RN) é o
    AnexoVI-LeiautesRN_RTC_IBSCBS-V1.01.01
  4. Leiaute e esquemas antigos: o nome já diz tudo e não perca tempo neste link…

Cuidado com outros links que foram solicitados para remover o conteúdo que apresentam os Swaggers antigos e causam mais confusão.

O acesso para as APIs, necessitam de um certificado no momento de carregar a página, existe o questionamento para remover este tipo de restrição, mas não foi removido até o momento.

A API NFS-e utiliza a arquitetura RESTful e a documentação está registrada em formato OpenApi v3.0.1 e pode ser copiado o link para importar em um projeto como o PostMan que criará o ambiente com todas Apis e os métodos para simular as chamadas.

Leia atentamente a documentação, muitos erros são causados pela pressa em fazer uma simulação e não saber o significado dos parâmetros ou que está sendo executado.

Boa sorte.

At.

Emir Toktar

1 curtida

Compilamos aqui algumas explicações básicas sobre a versão RTC com novos leiautes.

1 curtida

Olá, boa noite, tudo bem?

Tenho uma dúvida por gentileza. Eu, quanto empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema de tributação utilizado por alguns munícipios para emissão das notas fiscais, também devo utilizar a calculadora citada no texto para cálculo dos tributos, ou o cálculo deve ser todo feito internamente no sistema próprio através das fórmulas que constam lá nas planilhas de leiaute e apenas compartilhamos com o adn a nota já emitida com todas as informações já preenchidas (inclusive os valores de tributos) ?

Grato.

Deixe-me entender melhor.

Você é desenvolvedor de sistema para municípios ou desenvolvedor de sistemas para o contribuinte?

Desenvolvedor de sistemas para municípios.

Tem alguma resposta?

Certo

Para deixar centralizado, criei, na descrição da Categoria Municípios o que entendo ser o processo.

Caso haja divergência, peço desculpas, mas sou emissora tentando ajudar os municípios.

Se uma boa alma quiser revisar, fique a vontade.

1 curtida

Muito obrigado pela devolutiva!