Bom dia à todos!
Por gentileza, podem informar se alguém já está conseguindo faturar para (algum município específico) com ás TAGS de IBS e CBS sendo enviadas no XML ?
Por mais que não tenha a obrigatoriedade neste primeiro momento, mas gostaria de confirmar se alguém já está destacando essas TAGS, obrigado.
Att,
Perante a “NT 005- SE-CGNFSe - Novo Layout - RTC.pdf - Página 3” validações e até mesmo atualização do leiaute perante ao ADN vai ser feita a partir de Janeiro de 2026…
Resta aguardar mesmo.
NT005 ainda é orientativa, usar a NT004 como referência.
De qualquer modo, este tipo de informação está em teste em SP, Gissonline e outros fornecedores, provavelmente a partir da semana que vem em testes em producao-restrita no Sistema Nacional.
Obrigatoriedade a partir de 01.01.2026.
Modelo de SP (descaracterizada) está na pasta compartilhada do grupo Whats “Integraçao ADN” e neste fórum.
At.te
Emir Toktar
Fala ai @EmirToktar na paz ? no exemplo disponibilizado no gd é para SP, vocês tem algum modelo com destaque do IBS e CBS no emissor nacional ?
Se o portal web tivesse já com estas infos, bastaria preencher alguma NFSe por lá e baixar o XML, pelo que entendi irão implementar isso por lá …
Abs,
Alek
Na pasta abaixo
Tem dois arquivos exemplo pelo nacional:
Boa noite, pessoal !
Obrigado @elisabetebach pela ajuda de sempre!
Alek
1 curtida
@elisabetebach uma dúvida, validei os arquivos e deram ok, obrigado novamente! eu estava pensando que a gente conseguiria destacar o IBS e CBS também pela DPS, entendi que somente dentro do atributo e nunca somente pela DPS, seria isso mesmo? grato.
Alek
O Contribuinte sempre, somente envia a DPS, assinado com seu certificado, e com os dados base de tributação: CST e cClassTrib.
Quem monta o tio TCIbfNFSe é a calculadora e encapsula a DPS para devolver a NFSe autorizada.
Somente quem gera o objeto completo InfNFSe+DPS é o município (não é bem assim, mas agora não é relevante aqui, eheheh), e assina com o certificado do município para subir para o ADN.
Bom dia, Pessoal !
@elisabetebach Obrigado pelos esclarecimentos e pela paciência em ajudar, muita coisa vai acontecer neste ano teste …rs..
Por fim, acho que esta é saideira deste tema … pelo que entendi, eu primeiro preciso transmitir a DPS em lote ou não , depois do aceite …eu transmitiria NFSe com a chaveAcesso e destacando os novos tributos , desculpe se a pergunta é básica … é para ter certeza dos meus próximos passos em meu sistema que é próprio, bom trabalho para todos!
Grato,
Alek
Não.
Você envia a DPS, o portal gera o Tipo TCInfNFse com os cálculos, encapsulando o DPS assinado e devolve a nota pronta autorizada.
O trabalho do EMISSOR é enviar a DPS que Declaração da Prestação de Serviço, onde ele assina assumindo juridicamente que os dados declarados são verdadeiros.
No fim das contas, na minha opinião, para IBS/CBS, ficou mais fácil de a NFe, onde o emissor precisa fazer tudo.
1 curtida
@elisabetebach concordo contigo, nos meus testes batendo a DPS no emissor nacional não veio nada no retorno, parecido com aquele arquivo que você compartilhou no GD, mas ficou claro sua explicação para mim. Para os emissores próprios por exemplo SP, por não terem um ambientes de testes, digamos próximo do desejado, acaba deixando os times de negócios ansiosos, enfim, inicio de 2026 , será cheio de emoções …rs…
Imagino que nos próximos anos, tudo ficará centralizado no emissor nacional e com isso, teremos um padrão único, que é ótimo!
Obrigado, bom trabalho para todos!
Alek
Para voltar os dados de IBS/CBS, precisa enviar os campos de CST, cClasTrib e indOp na DPS.
Neste caso retornará.
1 curtida
Bom dia, Pessoal !
@elisabetebach mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos, bom trabalho por ai!
Grato,
Alek