RNG9999 - Erro não catalogado - Ocorreu um erro inesperado - Porto Alegre/RS

A partir do dia 19/01/2026, ao enviar o DPS para o ambiente de produção restrita para cidade de Porto Alegre/RS, está rejeitando com a mensagem de erro não catalogado e complemento “ocorreu um erro inesperado“. Cenário emitido anterior a essa data estavam aprovando. Alguém com o mesmo problema ?

4 curtidas

Boa tarde, estou com essa situação para cidade de Santo Antônio da Patrulha-RS, no meu caso é o grupo IBSCBS, retira eles e tenta enviar.

Aqui em Porto Alegre enviei na semana passada com esse grupo e estava passando.

2 curtidas

@Aleslopes19 e @Vicius creio que é um problema interno no ambiente de ‘produção restrita’.
Na sexta-feira passada emiti normalmente e hoje após implementações complementares dupliquei o mesmo registro já processado corretamente a DPS e retornado a NFSe e adivinha… Rejeição E999-Erro não catalogado!
Já estava ficando “doido” hehehe revisei o código inteiro comparei a estrutura da DPS … tudo no mesmo padrão… foi quando encontrei este forum… e vários relatos do mesmo problema iniciado em 19/01/2026 em diante. - foi um alivio.
Infelizmente a gente não tem nenhum portal onde seja possível obter um retorno concreto confirmando que é um erro interno no ambiente de produção restrita… vcs conhecem algum?

2 curtidas

Bom dia @Fabricio , no meu caso ocorre esse erro em Produção, até criei uma configuração para não enviar o grupo IBSCBS para não impedir a emissão de NFSe no cliente.

Gostaria de saber se tem um portal para reclamação/orientação específico de NFSe para poder abrir um chamado e ter um retorno, como vc mencionou @Fabricio .

Até porque, a Receita emitiu um orientação orientando que o grupo IBS/CBS não será “cobrado” até Abril/2026, conforme Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1/2025 (IBS e CBS)

https://www.in.gov.br/web/dou/-/ato-conjunto-rfb/cgibs-n-1-de-22-de-dezembro-de-2025-677624586

@Vicius sim amigo… os chamados eu encaminhei para o e-mail: atendimento.nfs-e@rfb.gov.br
Do nosso lado fica documentado, porém eles não respondem com clareza (quando respondem).
Creio que a demanda de chamados e problemas deve estar épica (do lado da SEFAZ NFSe).
Muitos cenários ainda conflitantes…

Estou tomando o mesmo erro na produção restrita em DPS que já deram sucesso no mesmo ambiente, enfim, se alguém souber de algo, avise por aqui!

Alek

{
“tipoAmbiente”: 2,
“versaoAplicativo”: “SefinNacional_1.5.0”,
“dataHoraProcessamento”: “2026-01-21T16:54:01.7669469-03:00”,
“idDPS”: “DPS410690222930912700866800001000000001433116”,
“erros”: [ {
“Codigo”: “E999”,
“Descricao”: “Erro não catalogado”
}]
}

O erro parece geral, estou com o mesmo problema. Alguém sabe dizer o que está acontecendo?

Pessoal, num teste hoje na empresa onde trabalho aconteceu esse mesmo erro, não conseguimos identificar o que causou esse problema, mas ao ler este fórum estou entendendo que é geral e que iniciou a partir de 19/01/2026… Espero que o suporte do Portal Nacional ajuste isso logo.

Olá pessoal, no meu caso estou emitindo para a cidade do RJ e passou a dá esse erro. Eu até abri um outro tópico aqui, mas pelo jeito, é geral mesmo. Espero que não subam isso para produção, pois pelo menos ainda está funcionando.

Pessoal, boa tarde!

Ambiente de “Produção Restrita” voltou a funcionar normalmente está processando a DPS e emissão da NFSe.

1 curtida

Boa tarde Fabricio.

Valeu pela informação, teste aqui e foi certo agora!

1 curtida

Sim. Estou com esse erro na produção restrita, porem no ambiente de produção a DPS é convertida sem problema.

A produção restrita voltou a funcionar, apesar de acusar alguma instabilidade.