Antes de mais nada gostaria de expressar imensa gratidão pelo tempo e pela ajuda que você tem me dado, obrigado de verdade.
Vamos lá, creio que eu não dei todas as explicações necessárias, deixa eu tentar explica o cenário.
O primeiro exemplo que eu mandei (e que já excluí) se tratava de um exemplo real, ou seja, uma nota emitida em produção para o ambiente da prefeitura do cliente. (Saquarema não faz emissão direta para a nota nacional, é necessário usar a API deles).
Os fragmentos que eu mandei por ultimo são do ambiente de homologação do provedor que atende o município de saquarema, que é o ISS Digital ou agora tbm chamado de Cidade360, esse provedor exige que a homologação seja feita para o município 3301702 que entra na DPS deles como teste-sp. Esse ambiente de homologação não valida as informações de CNAE e não faz desdobramentos.
{
“aliquotas”: {
“07.10.01.000”: [
{
“Incidencia”: “SIM”,
“Aliq”: 3,
“DtIni”: “2023-12-18T00:00:00”,
“DtFim”: null
}
]
},
“mensagem”: “Alíquotas recuperadas com sucesso.”
}
é um ambiente bastante permissivo, inclusive mesmo que seu CNPJ não esteja habilitado em nenhum município para o qual eles prestam serviços, você ainda sim consegue fazer testes no ambiente de homologação, eles afirmam que a empresa é cadastrada automaticamente na primeira emissão de NFSe.
Como o ambiente não valida informações de CNAE, basta que o cTribNac seja contemplado pelo cNBS que ele autoriza a emissão da DPS. O que eu fiz foi pesquisar a respeito de um cTribNac que permitisse o deslocamento e um cNBS que o contemplasse, parametrizei minha DPS e enviei o ambiente de Homologação não rejeitou e gerou a nota com as informações que eu mandei naquele fragmento.
fazendo a consulta na API com o código da prefeitura do Rio, em produção a aliquota retornada é de 5% porem em produção restrita a mesma pesquisa retorna uma aliquota de 3%
produção:
{
"aliquotas": {
"07.10.01.001": [
{
"Incidencia": "SIM",
"Aliq": 5,
"DtIni": "2026-01-01T00:00:00",
"DtFim": null
}
]
},
"mensagem": "Alíquotas recuperadas com sucesso."
}
produção restrita
{
"aliquotas": {
"07.10.01.001": [
{
"Incidencia": "SIM",
"Aliq": 3,
"DtIni": "2025-09-17T00:00:00",
"DtFim": null
}
]
},
"mensagem": "Alíquotas recuperadas com sucesso."
}
No município do Rio tem desdobramento ai sim eu envio o cTribMun. Então, por se tratar de um ambiente de testes um tanto permissivo, eu não sei se o retorno do teste realmente ignorou a alíquota do Rio de Janeiro e jogou os 3% que é o padrão desse município de testes ou se ele usou a alíquota do município do Rio de Janeiro só que do ambiente de Produção Restrita e não do ambiente de Produção. Obviamente não consegui fazer uma emissão com esses códigos no ambiente de produção pois ai sim o ambiente valida os dados do CNAE e rejeita a nota.
Desculpe o Longo texto, mas achei necessário para explanar todo o cenário