Prezados,
No modelo atual da DPS, para ISS, IBS e CBS enviamos apenas alíquota e cClasTrib, e o Portal Nacional realiza o cálculo e retorna os valores corretos, garantindo padronização e evitando divergências.
Solicitamos a sugestão de aplicar a mesma lógica para PIS e COFINS, pois hoje precisamos enviar os valores calculados, o Portal faz o calculo também e tem gerado rejeições E0694 e E0696 por diferenças mínimas de arredondamento de casas decimais.
Perguntas:
É possível adotar esse modelo (envio apenas Base de Cálculo + alíquota, cálculo pelo portal)?
Existe a alternativa de enviar somente BC, Alíquota e CST para o ser retornado o calculo ?
Esse ponto não está em cogitação, pois existem muitas variações tributárias para o PIS/COFINS e estes se encerram em 2026, sendo assim não há interesse do Governo em mudar.
O que está em análise é se a diferença for de 0,01, positivo ou negativo, ser ignorada pelo validador.
Muito obrigado pelo rápido retorno. Favor nos informar após a conclusão da analise quando a diferença de arredondamento ser ignorada pelo validador, se puder condicionar valores mais altos de arredondamento agradecemos, por ex. colocar um percentual de tolerencia ex. até 1% de diferença ser aceitável
Bom dia, a regra para emissão no portal nacional deveria ser sempre truncar na terceira decimal mesmo para os tributos federais (retidos), como para o ISS também?