Bom dia Emir, obrigado pela resposta e pelos esclarecimentos.
Sou programador, então realmente não domino 100% as regras fiscais, por isso acabei misturando conceitos do portal com o funcionamento do Sistema Nacional.
Tirei as dúvidas inicialmente com o contador, que não conseguiu explicar o porquê técnico, apenas afirmou que no portal da prefeitura ele seleciona “003” e que, por isso, o código deveria ser informado. Pelo print que ele me enviou, as opções visíveis eram 001, 002 e 003, o que me levou a acreditar que havia desdobramento ativo. Infelizmente ele não me forneceu o XML de uma nota emitida para que eu pudesse conferir (vou tentar obter).
Após reler o artigo e analisar com mais atenção as consultas de parametrização, agora ficou claro o conceito:
-
A existência de opções no portal municipal não significa que exista desdobro ativo no Ambiente Nacional.
-
O que realmente define se o
cTribMundeve ser informado é o resultado da consulta de alíquota. -
Quando apenas o código base (
01.03.02.000) retorna alíquota, não existe desdobramento, e portanto ocTribMunnão deve ser declarado no XML.
De fato, ao consultar:
https://adn.producaorestrita.nfse.gov.br/parametrizacao/4205407/01.03.02.000/2025-12-12/aliquota
há retorno de alíquota, e ao consultar:
adn.producaorestrita../parametrizacao/4205407/01.03.02.001/2025-12-01/aliquota
ou
adn.producaorestrita../parametrizacao/4205407/01.03.02.003/2025-12-15/aliquota
o retorno é “Alíquotas não encontradas”, confirmando que não há desdobro.
Minha interpretação inicial foi justamente o inverso (achei que o null indicaria obrigatoriedade de preenchimento), o que agora entendi que estava incorreto.
Se possível, acho que ajudaria muito outros leitores um exemplo explícito de caso com desdobro, onde:
-
01.03.02.000não retorna alíquota -
e
01.03.02.001(ou outro) retorna, caracterizando a obrigatoriedade docTribMun
De qualquer forma, ficou claro que, para Florianópolis neste cenário:
-
cTribNac = 010302 -
cTribMun = 000→ não declarar no XML
Obrigado novamente pela explicação e pela correção — ajudou bastante a entender o fluxo correto.
Grato!
Fernando Mondo