Olá a todos.
Peço desculpas se este tópico estiver no local incorreto, mas observei um comportamento e gostaria de confirmar se algum outro colega chegou a ver algo semelhante.
Temos reparado, em alguns casos de prefeituras que optaram pelo compartilhamento dos arquivos XML, que o número do DPS enviado para o web service do provedor de serviços que atende a prefeitura está divergindo do número do DPS no XML da NFS-e compartilhada e autorizada no ambiente nacional.
Foram observados casos em que foi enviado um valor X para nDPS no XML de envio e ao baixar o XML da NFS-e correspondente autorizado no ambiente nacional, o nDPS foi alterado para coincidir com o nNFSe.
Vimos isso ocorrer em cidades como Pará de Minas/MG (atendida pelo provedor ISSDigital) e Rio das Flores/RJ(atendida pelo provedor Betha).
Gostaria de confirmar se algum outro colega notou comportamento semelhante e se acham que isso pode ser algo que o ambiente nacional está fazendo ao processar esses XMLs compartilhados, ou se é algo feito pelos provedores.
Grato por qualquer informação.
Eu vi que isso acontece com São Paulo tbm. E eles não utilizam o padrão nacional.
Eu imaginava que era por conta da serie do rps de São Paulo ser alfa e não ser possivel converter para o numerico do ambiente nacional. Como algumas empresas utilizam sequencias diferentes para cada série, poderia dar problema.
Mas se o provedor usa o padrão nacional, não vejo sentido mudar a numeração do DPS.
Bom dia!
Isso ocorre desde o começo da integração e compartilhamento das notas para praticamente todos os padrões, eu particularmente não vejo como um problema, pois são dois ambientes diferentes. Até porque se também não estou enganado quando foi feito esse fluxo de compartilhamento foi falado que o ambiente nacional teria séries diferente de ambientes da prefeitura.
Exemplo eu emiti a nota pela prefeitura com série 2 mas quando a nota chega no nacional e convertida para a série 7000, muitos padrões não aceitam séries de 4 dígitos na sua documentação.
Bom dia!
Meu agradecimento aos colegas @Blackbulls e @RenanQA que responderam.
Concordo, ao meu ver não faz sentido.
O nDPS deveria ser um identificador e um controle do prestador de serviços, se quando a nota é compartilhada no ambiente nacional ela muda essa informação, acaba perdendo um pouco o sentido de o prestador precisar informar isso no início.
Eu confesso que nem reparei na série.
O que notei foi o nDPS.
No exemplo que vi, foi gerada uma nota para Para de Minas com um valor específico no nDPS. Esse valor do nDPS foi usado para gerar a chave do DPS.
Quando tentamos consultar o DPS por esta chave diretamente no padrão nacional, estava sendo devolvido a mensagem de que não havia sido gerado DPS para a chave consultada.
Foi só depois que usamos os end-points próprios da API do provedor que atendia a cidade para recuperar o XML que observamos que o nDPS e consequentemente a chave do DPS havia sido alterada.
Consultando com essa nova chave no padrão nacional, foi devolvido o XML da NFS-e exatamente igual.
Então a chave DPS original armazenada ficou “inútil” não dando para usar ela em uma consulta posterior.