Temos inúmeras notas de prestadores de Serviços de Curitiba que segundo a prefeitura são enviadas ao Ambiente Nacional, porém estas notas não são identificadas no Ambiente Nacional.
Tenho software de varredura de Notas no Ambiente Nacional que as insere no sistema ERP, mas por elas não existirem no Ambiente Nacional, tenho que digitá-las sendo que poderiam ser importadas automaticamente.
A prefeitura já informou que as envia, porém gostaria de saber o canal de comunicação com o Ambiente Nacional para corrigir esta integração!
Boa tarde, Vinicio.
Até onde sei, quando a nota é integrada pelo município de Curitiba, a varredura precisa ser feita diretamente junto ao ambiente do próprio município.
Nos sistemas dos contribuintes, conseguimos baixar do Ambiente Nacional apenas as notas emitidas pelo emissor nacional.
Em teoria, cabe ao emissor disponibilizar os serviços de consulta e download, garantindo também as atualizações das notas.
Se a prefeitura adere ao modelo, ela também envia sua Notas ao Ambiente Nacional para que as notas emitidas em seu ambiente próprio, sejam disponibilizadas no Ambiente Nacional, não?
Por isso questionei a prefeitura de Curitiba e ela disse que estava enviando as notas emitidas em seu ambiente para o Ambiente Nacional.
O problema é que ainda que estejam sendo enviadas, não as consigo localizar no Ambiente Nacional.
A responsabilidade sempre é do Município.
Não há como a RFB “acessar” a base do município e conferir se todas as Notas estão lá.
Apresente, via processo administrativo, as Notas que você não está encontrando e solicite ao município que apresente os logs de envio ao ambiente nacional.