Descrição:
Tenho enfrentado instabilidade na validação de assinaturas digitais no ambiente de produção do ADN.
Frequentemente recebo o erro:
E1250 - Assinatura difere do calculado.
O comportamento é intermitente — em diversas ocasiões, o mesmo XML que retorna erro na primeira tentativa de envio é aceito sem alterações na segunda tentativa.
Ambiente:
Observação:
O problema não parece estar relacionado ao conteúdo do XML ou ao certificado, visto que a segunda tentativa com o mesmo arquivo é processada normalmente.
Alguém mais está enfrentando comportamento semelhante ou possui alguma orientação sobre essa instabilidade no endpoint de produção?
1 curtida
Enfrentando o mesmo problema! Parece ser apenas em produção, fiz teste durante uma semana em produção restrita e não ocorreu esse problema. Realmente não tem a ver com o conteúdo do xml pois é compartilhado com sucesso em outra tentativa!
1 curtida
Boa tarde,
Fiz a verificação da validação da assinatura com esse portal: https://validar.iti.gov.br e no meu caso deu como INVÁLIDO.
Agora é saber no que estamos errando.
Acho que achamos o problema, e no nosso caso, vimos que tem um TAB na descrição do serviço e quando tiramos esse bendito TAB, deu certo.
XML com TAB dando erro de assinatura.
Olá! Também estou com o mesmo erro, no meu caso não deve ser o TAB, pois minha tag xDescServ está só com o conteúdo “teste“. Será que ainda pode ser alguma instabilidade? Alguém mais ainda passa por este erro?
{“Lote”:[{“NsuRecepcao”:“”,“StatusProcessamento”:“PROCESSADO_COM_ERROS”,“Erros”:[{“Mensagem”:{},“Codigo”:“E1250”,“Descricao”:“Assinatura difere do calculado.”}]}],“TipoAmbiente”:“HOMOLOGACAO”,“VersaoAplicativo”:“1.0.0.0”,“DataHoraProcessamento”:“2026-03-15T10:42:42.6919166-03:00”}
Consegui resolver… Não era específico da tag, resolvi removendo espaços, caracteres especiais e quebras de linha do XML original, antes de assinar.