Pessoal, tudo bem?
Identificamos que o pacote de Schemas disponibilizado pela GissOnline nos sites das prefeituras está incompleto. Falta o arquivo tipos-v2_04.xsd, que é essencial para a definição de tipos e validação da estrutura do XML e geração dos campos.
Devido a essa ausência, não conseguimos validar o campo tstpRetPisCofins, que agora contempla as novas variações de retenção (0 a 9). Sem o arquivo de tipos, a validação de schema falha ao tentar interpretar esses novos enumeradores.
Alguém teria os arquivos atualizados ou conseguiu contato com o suporte da GissOnline? As prefeituras consultadas até o momento desconhecem a atualização.
Dentro do zip de schemas, tem esse arquivo:
Seria isso o que você precisa?
Bom dia,
O último schemas que baixei hoje (08/05/26) foram nos municípios CAPIVARI, PAULINIA e GUARUJA, exemplo de 1 deles: https://capivari.giss.com.br/giss-ajuda/desenvolvedores.html
Todos os arquivos estão iguais, segue trecho do arquivo nfse_v2-04.xds
O erro ocorre por causa das regras de validação e preenchimento, nesses enum faltam vários.
E quando enviamos o arquivo a giss retorna falha no preenchimento do campo, visto que foi preenchido com informação diferente de 1 ou 2.
Boa tarde,
Flávio, eu entrei em contato com o suporte deles e não adiantou, não souberam me orientar. Orientei ao time fiscal da empresa que eu atuo, alterar para 0 ou 3 que são nossos cenários que temos no nosso negócio aqui, e está dando certo em Produção.
Quando fomos implementar a regra no nosso ERP e testar em ambiente de Qualidade, deu o mesmo problema que você está passando, ele só aceita 1 ou 2 mesmo.
Nesse caso decidimos implementar a regra se baseando na Produção. Att,
Finalimos as alterações e os testes em produção foram bem-sucedidos!
Precisei implementar uma validação adicional como os schemas para garantir que o campo não seja bloqueado antes do envio.
Obrigado pela ajuda!