Temos recebido vários questionamentos sobre o cancelamento de uma NFS-e, antes de pensar em executar o Cancelamento, entenda o que deve ser feito.
Invista um tempo de leitura antes de sair fazendo. Entendemos que seguindo um exemplo, a assimilação as vezes é mais fácil, mas devem enteder como gerar, onde buscar as informações, como preencher para casos de erro, enfim, ficar sob controle quando tiver algum problema.
No Link postado pela Elisabete, é indicado a documentação e onde buscar, favor olharem o tópico abaixo:
Uma vez com os documentos, em mãos, entenda como funcionam os eventos, existem vários códigos de eventos e cada qual com sua parametrização. No documento do ANEXO_II-SEFIN_ADN-PEDREGEVT_EVT-SNNFSe.xlsx, tem todos os tipos de eventos e informações que necessitar.
Para o evento de Cancelamento, será usado o evento “e101101“.
Um exemplo de chamada completo com dump de rede e a respectiva resposta foram colocados na pasta de arquvivos compartilhados, alguns dados sensíveis foram suprimidos.
Estou enviando o XML de cancelamento da NFS-e para o endpoint https://sefin.producaorestrita.nfse.gov.br/SefinNacional/nfse/{chNFSe}/eventos.
O XML é aceito e a API retorna sucesso, sem erros (campo erro: []), conforme abaixo:
Apesar disso, o cancelamento não ocorre — a nota permanece ativa no Painel Municipal.
Com o XML abaixo, estou fazendo o procedimento correto? Existe algum passo adicional para que o cancelamento seja efetivamente registrado no ambiente municipal?
Você está enviando o EVENTO, este formato já é a RESPOSTA autorizando o pedido de Cancelamento. Ou o Município é o Autorizador do documento e os contribuintes enviam para a prefeitura, e esta AUTORIZA a emissão e o CANCELAMENTO e gera o envelope “evento” e compartilha para o ADN.
Se você é um contribuintes, ou seja, emissor enviando para o Ambiente Nacional ou para um Município que use o xml padrão nacional, você envia o PEDIDO do CANCELAMENTO, e não o EVENTO.
Emir Toktar, obrigado pela ajuda!
Depois de assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=IYny0tUQSZI , consegui entender melhor alguns pontos e identifiquei erros que eu mesmo estava cometendo.
Estou desenvolvendo a integração diretamente para a prefeitura, portanto todas as transmissões devem ser feitas para o Ambiente Gerador 1 – Sistema próprio do município.
Com isso, acredito que meu XML de evento esteja corretamente montado e assinado.
Peço desculpas se minhas perguntas às vezes ficam vagas — é meu primeiro contato com integração da NFS-e, e agradeço muito pela ajuda.
Depois desses ajustes, corrigi meu sistema e realizei um novo envio. Agora recebo uma mensagem de erro diferente:
{"Lote":[{"NsuRecepcao":"","StatusProcessamento":"PROCESSADO_COM_ERROS","Erros":[{"Mensagem":{},"Codigo":"E1262","Descricao":"CNPJ não autorizado a compartilhar DF-e pelo município conveniado ao Sistema Nacional NFS-e."}]}],"TipoAmbiente":"HOMOLOGACAO","VersaoAplicativo":"1.0.0.0","DataHoraProcessamento":"2025-11-22T09:41:57.151541-03:00"}
Erro E1262 – CNPJ não autorizado a compartilhar DF-e pelo município conveniado ao Sistema Nacional NFS-e.
Aparentemente minha configuração de ambiente está correta.
{
"Lote":[
{
"NsuRecepcao":"",
"StatusProcessamento":"PROCESSADO_COM_ERROS",
"Erros":[
{
"Mensagem":{
},
"Codigo":“E1262”,
"Descricao":"CNPJ não autorizado a compartilhar DF-e pelo município conveniado ao Sistema Nacional NFS-e."
}
]
}
],
"TipoAmbiente":"HOMOLOGACAO",
"VersaoAplicativo":“1.0.0.0”,
"DataHoraProcessamento":"“2025-12-01T07":"31":"24.474442-03":00”
}
E, no meu caso, o correto seria abrir o post na categoria ‘Geral’?
Conferi com outros integradores e está funcionando.
É muito estranha esta sua situação, pois caso o município tem emissor próprio ele deve assinar com certificado do município e subir o cancelamento para o ADN.
Sobre a pergunta: E, no meu caso, o correto seria abrir o post na categoria ‘Geral’?
R: Tem categoria de municípios.
Sobre estar funcionando, também achei estranho, porque consigo enviar notas fiscais pelo mesmo endpoint. Então, em teoria, o cancelamento também deveria funcionar. Porém, quando envio o XML de cancelamento pelo mesmo endpoint indicado na documentação que você mencionou, o erro continua ocorrendo.
E me parece ser um erro de configuração. Já verifiquei tudo e está conforme deveria, e não vejo nada nos parâmetros que possa estar causando esse problema.
Então consigo enviar o xml de NFS-e mais não o cancelamento.