Estou com dificuldade para validar o xml usando o Notepad++. O erro retornado parece não estar validando o xml. Talvez seja no formato do post html. Seguem os arquivos para quem puder me ajudar.: XML Json
você está enviado isso por qual endpoint? no seu caso o município adotou o emissor nacional?
-— Sending ----
POST /SefinNacional/nfse HTTP/1.1
Host: sefin.producaorestrita.nfse.gov.br
User-Agent: Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64; rv:68.0) Gecko/20100101 Firefox/68.0
Accept: text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,/;q=0.8
Accept-Language: en-US,en;q=0.5
Accept-Encoding: gzip
Content-Type: application/json; charset=utf-8
Content-Length: 41
Connection: keep-alive
Content-Encoding: UTF-8
c:/prestimo/dados/json/GeraDPSbase64.json
---- Received ----
HTTP/1.1 400 Bad Request
Cache-Control: no-cache
Pragma: no-cache
Content-Type: application/json; charset=utf-8
Expires: -1
Server: Microsoft-IIS/10.0
X-AspNet-Version: 4.0.30319
X-Powered-By: ASP.NET
Set-Cookie: ARRAffinity=4a87fcd002adff0aa0dcbcd26452ea8d5a1915ba89f4b357b7fa02d94cc57012;Path=/;Domain=sefin.producaorestrita.nfse.gov.br
X-Powered-By: ARR/3.0
X-Powered-By: ASP.NET
Date: Sun, 01 Feb 2026 11:16:11 GMT
Content-Length: 293
{“tipoAmbiente”:2,“versaoAplicativo”:“SefinNacional_1.6.0”,“dataHoraProcessamento”:“2026-02-01T08:16:12.0007016-03:00”,“erros”:[{“Codigo”:“RNG6159”,“Descricao”:“Não foi possível identificar a mensagem de requisição.”},{“Codigo”:“E1226”,“Descricao”:“Estrutura descompactada mal formada.”}]}
Boa tarde,
Vi aqui que a primeira tag de tomador não é IM e sim uma escolha entre (CNPJ, CPF …), como mostra a imagem. Inclusive, IM é opcional.
No XSD (XML Spy)
No NP++
Obrigado Clodoaldo. O meu maior problema e que somente uma vez obtive retorno da API citando esse erro. Corrigi e na tentativa seguinte o erro mudou.
Você pode me mandar o .xsd para validar no notepad++. Não estou sabendo qual escolher e como configurar o np++ para fazer a validação.
Bom dia @Dalio
O arquivo é o DPS_v1.01.xsd e depois de instalar o plugin XML tools no NP++, faça conforme as imagens abaixo.
Opção de validar o XML apontando o XSD
Na tela Select file, informe o XSD e o Namaspace.
Qual xsd devo usar? Os que coloquei todos davam erro dizendo que não conseguiram encontra o namespace. Vi no porta que atualmente só estão disponíveis para download os schemas da versão 1.01.
Você informou a URL do Namespace?
o Notepad++ já preenche automaticamente
Talvez eu não esta sabendo qual .xsd usar. Tem vários
Usei um editor de xml – Oxigen, que associa o schema ao xml, e dai a validação funciona.
Já acertei tudo e empaquei num erro que aparentemente é do schema:
‘0001’ viola a restrição pattern de '^0(0,4)\d(1,5)$;
no elemento
Alguém se deparou com isso ?
Complementando a postagem anterior - o elemento é serie do DPS.
Finalmente consegui emitir uma nota fiscal. Seguem os arquivos xml e json para quem interessar.