Erro E0190 CNPJ do tomador não encontrado no cadastro CNPJ

Boa tarde pessoal! Estou tentando emitir uma nota para o CNPJ “05135693000577” porém a api retorna:

erros":[{“Codigo”:“E0190”,“Descricao”:“CNPJ do tomador não encontrado no cadastro CNPJ.”}]}’

Porém se for verificar esse CNPJ existe em https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Alguém sabe o porquê desse erro?

1 curtida

Houve uma atualização neste final de semana.

Testa, para ver se oersiste.

Estou com esse mesmo problema com vários clientes.

Pelo emissor Web, por API ou integraçãode município?

Testou hoje?

Boa tarde,

Meu teste foi direto para o endpoint do Nacional.

Já realizei um teste hoje.

Carlos

Tenta emitir NFSe com data do dia corrente, não de dias anteriores, pf.

Bom dia.

Temos um relato de erro semelhante aqui.

Uma DPS com: <dhEmi>2026-03-17T07:54:57-03:00</dhEmi><dCompet>2026-03-01</dCompet> devolve essa rejeição usando o mesmo CNPJ de um tomador de uma DPS que foi autorizada com <dhEmi>2026-02-10T10:56:14-03:00</dhEm<dCompet>2026-02-01</dCompet>.

O colega colocou na primeira postagem o link de consulta da receita, eu consultei também no Sintegra aqui (vi que a IE está baixada, mas acho que isso não tem relação com o erro).

Por favor, existe algum local que possamos consultar esses CNPJs que seja da mesma fonte de dados que o ambiente nacional usa para essa validação?

A princípio é a mesma base da RFB, no entanto, é uma API específica em razão das situações tributárias e outros fatores que precisam ser analisados com base na data de competência.

Esta API está sendo analisada para entender o motivo de alguns CNPJs não estarem retornando.

1 curtida

testei pela data do dia corrente e deu certo, mas por favor, nos atualize quando descobrir o motivo da API não estar aceitando esses CNPJs

2 curtidas

Bom dia, estamos com o mesmo problema para alguns CNPJs. Mesmo emitindo as notas com data do dia corrente retorna falha na consulta da base de CNPJ, mas buscando na base da receita o CNPJ existe e está ativo. Pode retornar como está o tratamento desse caso. Obrigado.

Bom dia,

Segui a orientação de emitir uma nova nota, porém o erro permanece.

Tem alguma orientação que podemos seguir de acordo com o ocorrido?