ERRO: E0116 (A IM deve ser informada para o emitente prestador do serviço na DPS) só está acontecendo em produção

Quando uso o ambiente de produção restrita gera a nota normalmente, já em produção dá este erro.

Me parece que está acontecendo principalmente quando a Insc. Municipal contem um X no final como digito verificador

Alguem sabe o que pode ser?

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Descobri, tem que trocar o X por um Zero

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Aqui também fizemos assim deu certo e comparando com xml direto do portal é esse o esperado mesmo

Correto, este é o procedimento mais fácil de validar para este tipo de erro.

Por coincidência, nos testes para o Município de Curitiba, foram emitidas quase 200 notas sem a IM e aprovada, depois começous a solicitar direto a E0116.

Segundo a regra, caso tenha dados no CNC (Cadastro Nacional Contribuinte), que ocorre quando o Município sobre dados cadastrais pelo Portal do Município, passa a ser obrigatório.

Na segunda, ao emitir rejeitava quando informado a IM, apesar da regra e até as 19:00 da segunda feira foi emitido mais de 200 Nfse, após o horário começou a rejeitar com E0116.

Próximo passo foi consultar o CNC e informar a IM e continuava a rejeição…. Hoje, ao validar os erros E999 no GT NFSe, discutimos a situação e aparentemente estava correto, tinha que informar a IM pois o Município usou o CNC. Pasmem, estava com rotina de testes e consultando o CNC em produção-restrita e estava com a IM diferente da consulta do CNC em produção.

Resumindo, os ambientes para WS são os mesmos, produçao restrita e produção, mas os ambientes CNC não são, tem diferença.

Concluindo, façam validação no CNC de produção e emitam NFSE no PORTAL WEB e validem os dados do contribuinte, pode ser somente erro cadastral.

Após corrigir a IM pelo CNC de produção, começou emitir normalmente sem erros E0116. Fica o aprendizado…

At.

Emir Toktar

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Aqui aconteceu também, mas identificamos ontem que a prefeitura não cadastrou a IM no portal nacional por isso a rejeição E0116 - quando a IM está cadastrada não pede no xml enviado, quando não ele retorna com esse erro. Entramos em contato com a prefeitura a mesma fez o cadastro e parou de dar a rejeição.

Ok, só não entendi se ocorreu em Curitiba ou qual Município vocês está comentando, como outros leitores acessam o fórum, seria bem deixar bem claro.

Por isto a importancia de consultar a PARAMETRIZACAO e o CNC para ter os dados em mãos e evitar transtornos

Exemplo para outros leitores:

https://adn.producaorestrita.nfse.gov.br/parametrizacao/:codigoMunicipio/:codigoServico/:competencia/aliquota
codigoMunicipio 4106902
codigoServico 01.01.01.000
competencia 2025-10-01

Idem para acesso ao CNC

https://adn.producaorestrita.nfse.gov.br/cnc/consulta/cad?codMunicipio=4106902&inscricaoFederal=XXXXXXXXXXXXXX

Onde XXX seria o CNPJ…

Fica a dica

Grato Beatriz

At, Emir

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Meu comentário sobre troca do X para “0” foi sobre Belo Horizonte
O cadastro de IM que não existia no portal é Curitiba
Mas ainda estou com erro em Curitiba, não consegui identificar o padrão especifico para alguns clientes de Curitiba que continua estourando esse erro de E116, sendo que 99% dos meus clientes enviamos sem a IM e não estoura erro.

Fez o este como indicado Beatriz?

Temos clientes que o CNC foi atualizado e alteraram dados cadastrais, outro existia no CNC e foi excluido, passando a validar pela RFB sem o IM. Este em específico deve ter dados no CNC, sem informação do CNPJ / CodTribNac fica difícil validar, teria que avaliar seu XML também…

Tem que aplicar no CNPJ e no código Nacional as validações.

Vou passar uma mensagem para seu e-mail cadastrado no fórum

At.

Emir Toktar

Por favor, consulta a IM que o município complementou no CNC.

Se retornar sem dados de IM, esta não deve ser informada.

É possível que em restrito tenha uma IM e em produção outra, pois alguns municípios estão trambalhando nas cargas e se adaptando, pode ser que um ambiente carregou, noutro não e ainda podem ter carregado de forma errada.

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