ERRO E0038 - Alguém sabe ao certo o que é esse erro?

Ao dar um POST na URL https://sefin.producaorestrita.nfse.gov.br/

Recebo esse erro :

Status: BadRequest

{“tipoAmbiente”:2,“versaoAplicativo”:“SefinNac_Pre_1.3.0”,“dataHoraProcessamento”:“2025-10-06T15:14:06.7355861-03:00”,“idDPS”:“DPS330455724022110300010400100000000000000001”,“erros”:[{“Codigo”:“E0038”,“Descricao”:“A situação do convênio do município emissor informado na DPS deve ser \“ATIVO\” no cadastro de convênio municipal do sistema nacional.”}]}

Boa tarde Alexandre, confirme se o Município está com o convênio ativo. Valide se o valor da opSimplNac está correta, se é MEI ou EPP… Não recordo se para homologação teria restrição se o Município não concluir a adesão no portal do Município.

Depois que alterei para competencia 2025-09-30 alguns outros errinhos apareceram e fui lapidando, até que apareceu esse:

{“tipoAmbiente”:2,“versaoAplicativo”:“SefinNac_Pre_1.4.0”,“dataHoraProcessamento”:“2025-10-07T19:22:24.4401672-03:00”,“idDPS”:“DPS330455724022110300010400100000000000000001”,“erros”:[{“Codigo”:“E0160”,“Descricao”:“No mês de competência da NFS-e, a opção de situação perante o Simples Nacional, do prestador, informada na DPS não está de acordo com o cadastro Simples Nacional.”}]}
? Erro HTTP: BadRequest

E no xml esta assim para esse prestador:

    <opSimpNac>1</opSimpNac>

    <!--<regApTribSN>0</regApTribSN>-->

    <regEspTrib>0</regEspTrib>

  </regTrib>

Emir, o RJ capital ainda nao aderiu, somos optantes do simples nacional.

Oi Alexandre

Rio já aderiu, mas início em janeiro/2026 em produção.

No entanto, produção restrita já é possivel utilizar.

Caso tenham dificuldade com Rio de Janeiro contate nfsenacional.smf@prefeitura.rio, conforme postagem do dia 14/09.

Olá Elisa, sim tentei esse canal do e-mail da prefeitura também.

Obrigado.

Ok, Alexandre, mas conseguiu evoluir em algum teste?

Fiz um teste de Cliente no Sistema Nacional, mas rejeitou porque solicita certificado digital do emitente… (aquele problema de Matriz/Filial).

Localizei um cliente SN e ocorreu o mesmo erro que você comentou.

{“codigo”:“E0160”,“descricao”:“No mês de competência da NFS-e, a opção de situação perante o Simples Nacional, do prestador, informada na DPS não está de acordo com o cadastro Simples Nacional.”}]}

Detalhe, temos emissores em outros Municípios em produção e também SN e os dados estão corretos…

Só para seu conhecimento.

At. Emir

Sim Emir, resolvido o E0160 atualizando a opção de simples nacional com o número 3, pois estava o número 1 de não optante.

Bom dia, testei e emitiu também sem problemas. Espero mesmo é o uso de certificado de matriz para teste em uma filial…

Um bom dia.