Ao tentar emitir um DPS para Florianópolis no ambiente de Produção estamos recebendo o retorno com o erro indicado acima. Nossos desenvolvedores, analisaram e viram que este erro é novo e ainda não está especificada na planilha de campos e erros da NFS-e Nacional e que este erro está relacionado as tags totTrib, vTotTrib, vTotTribFed, vTotTribEst e vTotTribMun. E ao realizar o teste no ambiente de Homologação o DPS foi aprovado.
Só que temos outras tags que também passaram a ser obrigatória conf. a planilha anexo_i-sefin_adn-dps_nfse-snnfse-v1-01-20260122 que são elas: pTotTrib, pTotTribFed, pTotTribEst e pTotTribMun e diante disto, ficamos na dúvida se temos que, montar no XML todas as tags informadas aqui ou se montamos as primeiras tags automaticamente estas tags de percentuais não seriam obrigatórios serem apresentados no XML.
Olá bom dia, estou com o mesmo problema em São José dos Pinhais - PR e Curitiba - PR, mas em homologação, sabem dizer se isto é config dos municípios ou é global? Que o receio são as supresas que tomamos sem aviso prévio e com isso tomamos prejuízo parando faturamentos da companhia para correções emergenciais.
| *Indicador de informação de valor total de tributos.
Se informado indica que o emitente opta por não informar nenhum valor estimado para os Tributos
(Decreto 8.264/2014).
0 - Não;*
Esse foi meu entendimento, entretanto se emitir pelo portal essa tag não é gerada e é gerada as outras tags (que me parece confuso com a informação do anexo):
Henrique, agradeço o retorno sobre sua interpretação.
Concordo que, se o campo é exigido, informamos com zero, mas não concordo que isso seja o correto a ser feito. Em outros grupos, fui informada que esse era o caminho.
Vou aproveitar para compartilhar informações que levantei hoje.
1 - Um emissor indicou que até 28.01.2026 estava emitindo normalmente, e só apareceu o erro a partir do dia 29.01.2026.
Tentei analisar os documentos, mas não consegui descobrir quando efetivamente essa base foi atualizada. Se alguém tiver essa informação, por favor, compartilhe.
2 - Jéssica, na última vez que testamos, no ambiente de homologação o erro não estava aparecendo.
3 - o Anexo I, que dispõe sobre o leiaute da NFSe mantém a obrigatoriedade dos campos