Erro 0190 - CNPJ não encontrado

Boa tarde. Estamos com o mesmo problema, mas o sistema está rejeitando em ambiente de Produção, mas em ambiente de testes está validando. Se as notas emitidas em produção no próprio portal, a nota passa.O CNPJ de três dos nossos clientes foram rejeitados, mas estão regulares junto à RFB e Município, tanto que em teste, as notas passaram.
Código erro: E0190 CNPJ do tomador não encontrado no cadastro CNPJ
Alguém já passou por isso?

Por favor faz o seguinte teste:

Emite nota do dia corrente e do dia anterior. Caso não passar com o dia anterior, me passe o CNPJ.

Caso não consiga emitir de nenhum desses dias, deve ser algum bloqueio na Receita Federal.

Ainda estou desenvolvendo o nosso sistema e recebi essa mensagem no ambiente da produção restrita, porém o CNPJ que usei era válido mas fictício, testei depois um CNPJ de uma empresa real e consegui transmitir.

Só que isso me deixou com dúvida para quando eu for fazer para produção, o que causa esse tipo de bloqueio? O que fazer nesses casos? Ou no caso é o tomador que tem que tomar alguma providência?

Somente aceita CNPJ/CPF existente na base da RFB. O fato de ter calculado o dígito verificador não diz que é CNPJ válido.

Para emissão de NFS-e é obrigatório estar ativo no cadastro da Receita, na data de competência da emissão.

Ex: Se iniciou atividades em 10/03/2026, não conseguirá emitir notas dele ou para ele em 09/03/2026.

O mesmo comportamento ocorrerá para baixa, suspensão ou inatividade de empresa. Não aceitará emissão após.

São CNPJs existentes, tanto que as notas validam com o palitativo: emitimos as notas manualmente direto pelo Portal.
O mais estranho é que, via interface, as notas passam em ambiente de testes, mas não passam em produção, exatamente com o mesmo CNPJ. Só travam, via interface, no ambiente de produção.

Você escreveu que é “CNPJ que usei era válido mas fictício”.

Então, esclarecendo. Esse tipo não aceita em nenhum ambiente.

Se não for este o caso, explique melhor, pois a sua observação anterior é incoerente com a pergunta realizada.

Não são fictícios (um outro usuário parece que estava usando). São CNPJs válidos e de operações correntes. Tanto que, para as notas que estão sendo rejeitadas, estamos emitindo manualmente no portal. E o nosso serviço de mensageria insiste em dizer que não há erro no sistema. Se fosse algo na Receita, teríamos mais contribuintes com o mesmo problema.

Flávio

Eu preciso que você faça um teste para mim:

a) Se emitir no portal, de forma manual, uma nota com a data anterior ao dia corrente se gera erro de que o CNPJ não existe.

b) Se emitir no portal, de forma manual, uma nota do dia corrente, se gera erro que o CNPJ não existe.

c) Fazer os dois testes via API, também.

Já foi mapeada uma situação na API de busca dos CNPJs, que está em homologação.

Então, precisamos saber se é o mesmo caso e, para saber isso, precisamos dos testes acima.