Bom dia a todos! Estamos precisando de uma ajuda: Estamos montando uma API para transmissão e validação da NFS-e diretamente do ERP do prestador para o Portal Nacional da NFS-e. Gostaria de saber, se neste tipo de sistema, eu posso direcionar a API direto para o Portal Nacional da NFS-e, sem passar pelo validador/integrador no site das Prefeituras?
O sistema Nacional está com padrão unificado, mas cada integradora está adotando um layout de XML diferenciado e o sistema está extremamente complexo para uma software house que tem mais de 5 mil clientes espalhados em todos os municípios brasileiros.
Bom dia.
Não sei se entendi muito bem. Temos um cliente de Vera Cruz/RS que a prefeitura optou por permanecer passando pelo integrador IPM, quando tentamos passar direto pela API do Portal retorna erro “O código do município emissor informado na DPS é inexistente no cadastro de convênio municipal do sistema nacional.”
Então acredito que para esses municípios ainda não seja opcional, e sim obrigatório passar pelo layout da prefeitura.
Olá Jonathan. Você compreendeu perfeitamente. Então, retiramos outra conclusão da sua resposta: Os municípios terão que fazer a adesão ao portal nacional em primeiro lugar. Caso o município não faça adesão direta, não consigo trabalhar com uma API própria. Talvez fosse necessário protocolar um pedido de liberação de API em cada município brasileiro.
Sim. Construir uma API que ligue o ERP gestor diretamente no portal nacional, para validar e transmitir pelo Portal. Porém, com os dados do emitente corretamente atrelados ao endereço do município da incidência dos impostos. A necessidade está urgente em função das diferenças de layouts de cada integradora de prefeituras. Na semana passada tivemos que adaptar o layout para mais de 8 integradoras e ainda temos milhares de clientes que não conseguiram emitir nenhum NFS-e durante todo o mês de janeiro. Tem prefeituras em que o secretário da fazenda e o prefeito não sabem o que e nem como fazer.
Olá, cabe ao Gestor Público adotar o emissor nacional ou emissor próprio da DPS e envio ao ADN. Acredito que nesse primeiro momento os municípios adotaram a postura prudencial de manter o emissor próprio devido a ser o “ano chave” para a arrecadação de ISS, tendo em vista que conforme a LC 227, o que o município arrecadar até 31/12/2026 repercutirá nos próximos 50 anos! Desta feita, tendo em vista que o sistema nacional está sendo testado esse ano e vários módulos como o MAN estão sendo desenvolvidos não me parece prudente arriscar. Quanto a sua dúvida de criar uma API para passar direto ao nacional não será possível, pois na própria parametrização o município opta por meio de uma chave única realizar o envio ou permitir a adesão diretamente no sistema nacional. Por fim, nós como profisisonais do TI temos que ter muito cuidado com o cumprimento de nossas obrigações, vejo colegas pressionando municípios…. pessoal é interesse público né? Não podemos atropelar o processo só para facilitar nosso trabalho, ainda mais quando nossas ações podem repercutir em novas gerações.
Olá, bom dia, pessoal. Tudo bem?
Não sei se há algum equívoco no conteito, mas vou passar um pouco sobre a experiência que estou tendo.
Estou aqui no Amazonas e estou há algum tempo implementando uma aplicação para emitir a NFSe, com base nos XSD disponibilizados pelo governo. Entendam, hoje é preciso que o ERP gere e envie a DPS para que o governo nos retorne a NFSe em si. Temos disponíveis para uso os endpoints, mas, me parece que alguns não estão funcionando bem, outros parecem se comportar de forma estranha e por aí vai. Aqui no AM, há municípios devidamente “ativo operacional” e para isso não basta estar na plataforma, é criado um contrato de adesão, é publicado pelo diário oficial e Pow!! Mas mesmo assim, toda essa transição poderia ser mais prática ou mais fácil. Resumindo, estou me comunicando com os endpoints, retorna alguns resultados coerentes e outros têm retornado estranheza: consulta de NFSe pelo número da nota, por exemplo, está completamente fora; acesso ao https://adn.nfse.gov.br/danfse/docs/index.html, já tentaram? Retorna 502, porque? Sei que vi alguns respostas interessantes por aqui mas mesmo assim, é como se para mim não justificasse.
Consigo gerar, validar e assinar a DPS, ao enviar chega ao SEFIN, contudo, é rejeitado por algumas questões que não vazem sentido, ou, por coisas que não estão explícitas e não me refiro a inconsistências de dados. Ou algumas empresas ainda usam a antiga API para tanto, ou para alguns municípios, o uso da API atual não está ainda sendo possível. Então respondendo: dificuldade total aqui, mas acredito que seja possível, e estou buscando como.