rejeição de nota de uma empresa de curitiba
Bom dia Brenda,
Em outro tópido foi discutido acesso ao CNC para identificar erros como E0166.
Pela API pode ser acessado e verificado dos dados.
O erro E0166 ocorre quando o MUNICIPIO utilizou o CNC (Cadastro Nacional Contribuintes) e existem informações do mesmo no Ambiente Nacional.
Ao tentar emitir deve informar a Inscrição Municipal (IM) no DPS. Ocorre que o numero da Inscrição Municipal pode estar diferente do que está usando e também ocorre o erro E0166.
Para consultar o Município para identificar se tem cadastro no CNC, faça acesso pela API: EXEMPLOS
PRODUÇÃO Restrita (consulta pelo POSTMAN com certificado digital)
https://adn.producaorestrita.nfse.gov.br/cnc/consulta/cad?codMunicipio=4106902&inscricaoFederal=XXXXXXXXXXXXX
Insira os dados do Código Ibge do Município e do CNPJ
PRODUÇÃO
https://adn.nfse.gov.br/cnc/consulta/cad?codMunicipio=4106902&inscricaoFederal=XXXXXXXXXXXXX
Caso não exista CNC, receberá:
{
"StatusProcessamento": "NENHUM_DOCUMENTO_LOCALIZADO",
"Alertas": [],
"Erros": [],
"TipoAmbiente": "PRODUCAO",
"VersaoAplicativo": "1.0.0.0",
"DataHoraProcessamento": "2025-11-06T09:41:50.7363456-03:00"
}
Não declare IM do prestador neste caso…
Se existir dados no CNC, deverá declarar IM para evitar a rejeição.
Declare IM do prestador se existir no CNC e com a mesmo código.
→ Se divergir do que está declarando na DPS, continuará recebendo o erro.
{
"ListaCadastroMunicipal": [
{
"OrigemDados": "CNC",
"CodigoMunicipio": 4106902,
"TipoAmbiente": 0,
"Id": 1951037,
"CodigoUF": 41,
"InfCad": {
"Inscricao": "NNNNNNNNNNNNNN",
"TpInscricao": "CNPJ",
"InscricaoMunicipal": "YYYYYYYY",
** -----------------------------------
** ATENCAO AQUI, a IM pode ser
** diferente de Prod e Prod Restrita
** -----------------------------------
"DataInicioInscricaoMunicipal": "2025-08-13T00:00:00",
"DataApenasInicioInscricaoMunicipal": "2025-08-13",
"RazaoSocial": ".....",
"NomeFantasia": ".....",
"InfoEndereco": {
"CEP": .....
},
"SituacaoEmissaoNFSe": "HABILITADO",
"SituacaoContribuinteCNC": "ATIVO",
"SituacaoCadastral": "Ativo",
"MotivoSituacaoCadastral": "Alvará em situação regular"
},
"DhCadastro": "2025-11-03T19:04:12.48",
"DhAtualizacao": "2025-11-03T19:04:12.48",
"OpcaoSimplesNacional": "NENHUM"
}
],
"StatusProcessamento": "DOCUMENTOS_LOCALIZADOS",
"Alertas": [],
"Erros": [],
"TipoAmbiente": "PRODUCAO",
"VersaoAplicativo": "1.0.0.0",
"DataHoraProcessamento": "2025-11-06T09:43:19.8446129-03:00"
}
Neste caso, deve usar a IM no DPS.
ATENÇÃO: Ao tentar emitir em CURITIBA (e pode ocorrer em qualquer outro local também), notamos que existe diferença no ambiente Produção Restrita com a informação em relação ao ambiente de PRODUÇÃO.
Caso não tenha acesso a APIs, recomendamos entrar no PORTAL WEB e emitir uma NOTA, verá a IM correta, emita uma nota de 1,00 e exporte o XML, terá os dados para configurar seu sistema;
Caso tenham dúvidas, podemos editar o tópico, mas acredito que ajude neste momento.
At,.
Emir Toktar (Curitiba)