Fui baixar algumas nfs-e no portal nacional e pela primeira vez está pedindo verificação de captcha para cada nota. Utilizava uma extensão para agilizar o download, devido a quantidade de notas, e agora nem funciona por causa dessa verificação.
Alguem sabe de algo sobre isso?
Acho que estão direcionando o pessoal que baixa muitas notas para a API e depois para o modelo descrito na NT8.
Além disso, parece que isso tem a ver com a iniciativa deles contra os acessos robotizados
Aa entendi.. entao agora só com sistemas ex qive, sieg e outros que conseguiria baixar em lote?
Com a proposta do NT8 vc poderá gerar o seu danfse (desde que vc tenha o xml)
Alguma solução para o problema?
Vai ficar inviável baixar 5k de XML na mão.
Passamos por isso essa semana também.
No começo achei que era algum problema da extensão que eu usava, mas depois percebi que não era só comigo.
Aqui a gente acabou migrando para um sistema chamado Fluvi (usefluvi.com.br), que faz a captura usando Certificado Digital, e voltou a funcionar normalmente, inclusive para exportar os XMLs em lote.
Resolveu para os clientes que já têm certificado, mas confesso que agora o desafio está sendo os MEIs. Temos mais de 50 aqui e convencer alguns deles a comprar certificado não é tão simples ![]()
Porque, sinceramente, acessar portal por portal e baixar nota por nota com captcha não parece viável no longo prazo.
Pelo que estou vendo, o Portal Nacional está dificultando bastante qualquer automação baseada apenas em usuário e senha. Para quem tem poucas empresas talvez ainda dê para contornar, mas para escritório com muito cliente ficou bem complicado.