Boa prática para obter o último NSU no serviço de distribuição (DFe/NSU)

Olá, pessoal.

Estou com uma dúvida em relação ao serviço de distribuição de documentos fiscais via NSU (endpoint: https://adn.nfse.gov.br/contribuintes/DFe/NSU).

Pelo que entendi, o serviço realiza a distribuição sequencial por NSU, retornando os documentos em lotes de 50 NSUs por requisição, sempre a partir do NSU informado.

O cenário que estou enfrentando é o seguinte:

• Existem empresas que podem ter milhares (ou mais) de documentos.

• Em alguns casos, o compartilhamento ocorre desde 2023.

• Isso significa que podem existir milhares de NSUs acumulados.

• Como o retorno é limitado a 50 NSUs por chamada, para chegar até o NSU mais recente seria necessário percorrer sequencialmente todos os blocos de 50 em 50.

O grande ponto é que, em alguns cenários, não tenho interesse em consumir todo o histórico desde o primeiro NSU, mas sim acessar apenas os documentos mais recentes (por exemplo, do último mês).

Minha dúvida é:

• Existe alguma boa prática recomendada para alcançar o NSU mais recente sem precisar percorrer toda a sequência desde o início (50 em 50)?
  • Há alguma estratégia sugerida para evitar um volume muito alto de requisições apenas para descobrir qual é o último NSU disponível?

Gostaria de entender se existe alguma orientação oficial ou prática adotada pela comunidade para esse tipo de cenário de alto volume.

Agradeço desde já qualquer direcionamento.

Obrigado!

1 curtida

Bom dia @AlexandreRoyer

Também tenho a mesma duvida.

@elisabetebach @EmirToktar

Bom dia,
Por gentileza, poderia nos ajudar com essa nossa duvida?

1 curtida

Existe uma opção no Demo do ACBr pra trazer por data.
Mas eu decidi usar por lote também, deixo carregando tudo e depois posso apagar os registros a partir de uma data.

Também estamos enfrentando dúvidas nesse sentido. Até então, só localizamos meios de obter as NFS-es através de NSUs (com os grupos de 50 documentos para cada requisição), o que pode dificultar o processo de obtenção desses documentos…